Especialidades

Oclusão

A Oclusão é o ramo da Medicina Dentária que trata as relações de mordida entre os maxilares e as suas implicações com as estruturas anexas. Ou seja, a forma como os dentes se relacionam entre si. Para se obter uma oclusão normal é necessário que os maxilares e os dentes se relacionem de uma forma estável e ideal, de forma a não haver qualquer tipo de patologia articular, e que o paciente consiga manter as funções e a saúde normal. Uma oclusão incorreta pode levar a alterações patológicas da articulação temporomandibular, podendo causar disfunções temporomandibulares.

As disfunções temporomandibulares são modificações patológicas relacionadas com a articulação temporomandibular, que podem ter como consequência dores de cabeça ou pescoço, alterações de postura, ruídos articulares (estalidos), zumbidos no ouvido, limitação de abertura da boca, desgaste nos dentes e dificuldades na mastigação.

O bruxismo, que é uma das patologias oclusais mais frequentes, é um hábito parafuncional que leva o paciente a ranger os dentes de forma rítmica durante o sono ou durante o dia. É observada em pacientes de todas as idades e pode estar relacionado com o stress diário. Ocorre em cerca de 15% das pessoas. Pode causar desgaste nos dentes, dores de cabeça e distúrbios da articulação temporomandibular. Geralmente o diagnóstico é tardio e surge, normalmente, depois de o paciente verificar que apresenta desgastes nos dentes (estão mais curtos), dores nos músculos mastigatórios, estalidos nas articulações, ou se alguém constata que range os dentes

Rua Direita, 42 r/c
9700-066 Angra do Heroísmo
Telefs: 295 218 107/8
Tel: 913 046 629
Fax: 295 218 109
Seg - sex: 9:30 - 13:00, 14:30 - 19:30
Sab: 9:00 - 12:30, 13:00 - 16:30